conseguir :
a alma e o espírito num amplexo inseparável !
regular o sopro maleável como no recém-nascido !
polir o espelho místico até ficar sem mécula !
amar a nação e reger o povo sem atuar !
no vaivém da porta do céu atuar qual mãe-pássaro !
ser iluminado nos quatro quadrantes sem ter saber !
gerar e criar :
gerar sem possuir
atuar sem depender
presidir sem controlar
isso diz-se virtude mística
terça-feira, 28 de abril de 2009
Só temos conciência do belo,
Quando conhecemos o feio.
Só temos conciencia do bom,
Quando conhecemos o mau.
Porquanto, o ser e o existir,
Se engedram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares.
O Alto e o baixo formam um todo.
O som e o silêncio formam a harmonia.
O passado e o futuro geram o tempo.
Eis porq o sábio age,
Pelo nao agir.
E ensina sem falar.
Aceita tudo q lhe acontece.
Produz tudo e não fica com nada.
O sábio tudo realiza- e nada considera seu.
Tudo faz e não se apega a sua obra,
E está sempre no princípio.
E por isso sua obra prospera.
Quando conhecemos o feio.
Só temos conciencia do bom,
Quando conhecemos o mau.
Porquanto, o ser e o existir,
Se engedram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares.
O Alto e o baixo formam um todo.
O som e o silêncio formam a harmonia.
O passado e o futuro geram o tempo.
Eis porq o sábio age,
Pelo nao agir.
E ensina sem falar.
Aceita tudo q lhe acontece.
Produz tudo e não fica com nada.
O sábio tudo realiza- e nada considera seu.
Tudo faz e não se apega a sua obra,
E está sempre no princípio.
E por isso sua obra prospera.
o bem supremo é como a água
água...apura as dez-mil-coisas sem disputa
habita onde os homens abominam
por isso abeira-se ao curso
morar - bom é onde
coração - bom é profundidade
doar - bom é amor
falar - bom é sinceridade
governo - bom é ordem
serviço - bom é capacidade
movimento - bom é quando
eis que só sem disputa não há oposição
água...apura as dez-mil-coisas sem disputa
habita onde os homens abominam
por isso abeira-se ao curso
morar - bom é onde
coração - bom é profundidade
doar - bom é amor
falar - bom é sinceridade
governo - bom é ordem
serviço - bom é capacidade
movimento - bom é quando
eis que só sem disputa não há oposição
curvando - então fica inteiro
retorcendo - então fica direito
esvaziando - então fica pleno
desgastando - então fica novo
sendo pouco então é obtido
sendo demais então é pertubador
assim
o homem santo abraçando o uno
torna-se modelo sob o céu
não se exibindo - então brilha
não se afirmando - então figura
não se vangloriando - então tem mérito
não se enaltecendo - então perdura
só por não disputar
sob o céu ninguém pode com ele disputar
o adágioantigo: "curvando então fica inteiro"
como podem ser palavras vãs ?
em verdade integra nele reintegrando
retorcendo - então fica direito
esvaziando - então fica pleno
desgastando - então fica novo
sendo pouco então é obtido
sendo demais então é pertubador
assim
o homem santo abraçando o uno
torna-se modelo sob o céu
não se exibindo - então brilha
não se afirmando - então figura
não se vangloriando - então tem mérito
não se enaltecendo - então perdura
só por não disputar
sob o céu ninguém pode com ele disputar
o adágioantigo: "curvando então fica inteiro"
como podem ser palavras vãs ?
em verdade integra nele reintegrando
sob o céu
conhecer-se o que faz o belo belo eis o feio !
conhecer-se o que faz o bom bom eis o não bom !
portanto o imanifesto e o manifesto consurgem
o fácil e o difícil confluem
o longo e o curto condizem
o alto e o baixo convergem
o som e a voz concordam
o anverso e o verso coincidem
por isso
o homem santo cumpre os atos sem atuar
pratica a doutrina sem falar
as dez mil coisas operam sem serem impedidas
nascem sem serem possuídas
atuam sem serem dominadas
concluída a obra ele não se atem
e só por não se ater ele não se esvai
conhecer-se o que faz o belo belo eis o feio !
conhecer-se o que faz o bom bom eis o não bom !
portanto o imanifesto e o manifesto consurgem
o fácil e o difícil confluem
o longo e o curto condizem
o alto e o baixo convergem
o som e a voz concordam
o anverso e o verso coincidem
por isso
o homem santo cumpre os atos sem atuar
pratica a doutrina sem falar
as dez mil coisas operam sem serem impedidas
nascem sem serem possuídas
atuam sem serem dominadas
concluída a obra ele não se atem
e só por não se ater ele não se esvai
Não primando os bons o povo não compete
não prezando bens custosos o povo não aladroa
não exibindo o desejável seu coração não erra
por isso o governo do homem santo
sacia as entranhas
enfraquece as vontades
vigora os ossos
nunca deixa o povo com saber e desejos
não deixa o sábio ousar atuar
atuando o não-atuar então não há desgoverno
não prezando bens custosos o povo não aladroa
não exibindo o desejável seu coração não erra
por isso o governo do homem santo
sacia as entranhas
enfraquece as vontades
vigora os ossos
nunca deixa o povo com saber e desejos
não deixa o sábio ousar atuar
atuando o não-atuar então não há desgoverno
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